INSTITUCIONAL

A Associação Brasileira de Advogados tem por finalidade promover a integração dos advogados associados, no Brasil e no exterior, visando a consolidação das boas relações, cooperação e amizades entre os membros da entidade.


MISSÃO

Cultivar o espírito investigativo na área do direito e das ciências humanas.

VISÃO

Tornar-se referência na fomentação de conteúdos jurídicos.

VALORES

Dignidade da pessoa humana, igualdade, liberdade e etica.



Estatuto


O Estatuto Social, utilizado pelas sociedades e entidades sem fins lucrativos é a certidão de nascimento de uma pessoa jurídica. Pelas cláusulas do seu conteúdo se disciplina o relacionamento interno e externo da sociedade, atribuindo-se identidade a instituição.




PALAVRAS DO PRESIDENTE

O Instituto dos Magistrados Federais surgiu de uma constatação de que os juízes federais poderiam ampliar o diálogo com Universidades, outras instituições oficias e particulares de ensino e cultura. Diante da ampliação do ativismo judicial, bem como do engrandecimento das funções estatais, nada mais plausível que se estabeleça uma pauta de interlocução com outras entidades para se avaliar situações específicas e, a partir disto, se vislumbrar as interfaces de um tema.

Não há dúvida de que os juízes federais possuem um conhecimento represado e que precisa ser exposto. A assunção a este cargo, bem como a prática forense, conferem uma experiência singular a estes atores processuais. Entretanto, quando se centra apenas em alguns aspectos de sua própria atividade profissional sem levar em conta outros personagens que atuam em atividades essenciais à Justiça, há riscos de se perder a sensibilidade, mais especificamente, o desejo de se fazer justiça e “dar a cada um o que é de direito”.

A sociedade também precisa verificar o magistrado como pessoa que decide sobre tensões, ou seja, que avalia aspectos controvertidos de um tema, fazendo sempre uma opção justificada. É uma das tarefas mais complicadas ao espírito humano, em que o magistrado precisa se superar a cada nova lide a ele exposta. Atitudes como a constante revisão de suas premissas e a análise de argumentações divergentes moldam uma estrutura única da atividade judicial. Esta situação deve ser levada em conta por cada um dos que se interessem pela atividade judicial. Mais do que ser avaliados, os magistrados precisam ser compreendidos.

Propiciar o debate e o conhecimento, mas principalmente estimular a interface entre indivíduos que militam na área jurídica e do conhecimento. É esta a missão do ABA.